Periodontia

Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

A placa bacteriana (uma espécie de "massinha branca" produzida pela saliva e restos de alimentos) é considerada o agente causador das doenças do periodonto. O acúmulo excessivo de placa, propiciado por uma higiene bucal deficiente, pode levar à inflamação da gengiva (gengivite) e caso esse quadro não seja tratado corretamente pode haver a evolução da inflamação para o osso e fibras periodontais (periodontite).

A ocorrência de sangramento gengival ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental é um indicativo da presença de inflamação na gengiva ao redor dos dentes. A presença de pus nas gengivas, aumento da mobilidade dos dentes, mudança de posição dos dentes, mau hálito, ocorrência de dor e/ou aumento de volume na gengiva podem estar presentes nos quadros de inflamação das estruturas periodontais.

A periodontia acompanhou a evolução das outras áreas e incluiu-se como uma especialidade da odontologia preocupada, além da saúde do paciente, com a sua estética. Dessa forma, a plástica periodontal chega para tratar da estética dos pacientes relacionada às suas gengivas, ao sorriso do paciente, preocupando-se não somente com os dentes, forma e cor dos mesmos, mas da gengiva, que aparece tanto ou, às vezes, até mais que os próprios dentes.

Com a cirurgia plástica gengival, pode-se alterar a forma das gengivas, aumentando ou diminuindo-as, interferindo assim, indiretamente, na forma e tamanho exposto do dente.

Assim, pessoas que tem os dentes muito pequenos, ou mesmo a gengiva muito grande, tendo o chamado "sorriso gengival", podem buscar alterar essa situação e conquistar um sorriso saudável e bonito.