Endodontia

Conhecida popularmente como tratamento de canal, esta especialidade da odontologia estuda e trata as estruturas localizadas dentro do dente, a polpa dental, conhecida normalmente como nervo.

As principais causas que levam ao tratamento de canal são: cáries extensas, traumatismo (batidas e quedas), necessidades protéticas e periodontais.

Os sintomas mais característicos que levam a um tratamento de canal são: dor espontânea, latejante que aumenta com o calor, sensação de dente crescido e dor ao mastigar.

No entanto em muitos casos temos infecções crônicas (indolores) associadas a dentes cuja polpa sofreu necrose (morte) por cárie ou traumas. Nestes casos, embora indolores os canais devem ser tratados.

O tratamento endodôntico é basicamente a remoção da polpa dentária, desinfecção do canal e a substituição dela por um material obturador.

O tratamento é dolorido?

A associação de dor durante o tratamento de canal faz parte do passado. Atualmente o tratamento endodôntico é realizado com ausência de dor. Ao contrário, a endodontia freqüentemente alivia estados dolorosos presentes antes da intervenção.

Haverá dor após o tratamento?

O tratamento endodôntico causa uma ligeira inflamação aos tecidos de sustentação do dente, portanto um pequeno desconforto é considerado normal 24/48 horas após o tratamento. Esse desconforto é geralmente provocado pela mastigação e pode ser facilmente controlado com analgésicos. Somente casos esporádicos, decorrentes de infecções graves, podem causar um desconforto maior. Nesses casos estaremos à disposição diuturnamente.